Questões

Questões relativas do filme "Macunaíma" de Mário de Andrade

Escola Estadual Abeilard Pereira

Disciplina: Português(Literatura)


Professora: Maria Bernadete Crisafule Machado da Silva
_________________________________________________________________________


1)O romance de Mário de Andrade cumpre o projeto modernista de resgatar aspectos originais da cultura brasileira.Que elementos dessa cultura são apresentados no filme?

Resposta: Os elementos da cultura brasileira retrata no filme são:a fauna,flora,instrumentos medicinais,mitos,lendas,expressões indígenas e,valoriza também o modo de falar dos brasileiros,entre outros.



2)Observe a parte do filme em que os três irmãos se banham na água da cova feita por Sumé.O que se explica nessa cena,de forma folclórica?

Resposta: Macunaíma enxergou numa lapa bem no meio do rio uma cova cheia de água.E a cova era igual uma marca de pé-gigante.O herói depois de muitos gritos por causa do frio entrou-se na cova e lavou-se inteirinho.mas a água era encantada porque aquele buraco era a marca do pé de Sumé do tempo em que andava pregando o evangelho de Jesus para os índios brasileiros.Quando o herói saiu do banho estava branco,louro,dos olhos azuis,a água lavara o pretume dele.


3)Informações sobre Macunaíma:

a)Que atitude da personagem demonstra sua fraqueza e despreocupação?

Resposta: Ele demonstra sua fraqueza pelo roubo de seu "muiraquitã" que foi roubado por Piamã (um comerciante).E sua despreocupação é que ele fica somente atoa,não trabalha e,gosta de ganhar as coisas pronta.

b)O que demonstra a dissimulação de Macunaíma?

Resposta: Que macunaíma é muito mentiroso,pratica muitas safadezas,fala muitos palavrões,além do fato de estar sempre com preguiça.


4)Escreva uma palavra dita no filme que é um eufemismo.

Resposta: Ai que preguiça:o autor procura mostrar o perfil dos brasileiros.


5)Quanto à linguagem da obra aponte os aspectos mais expressivos do projeto nacionalista de Mário de Andrade.

Resposta: A linguagem em Macunaíma é metafórica,é postiça para a comunicação diária.Mário de Andrade satiriza (zombar) a linguagem através de macunaíma,devido ao seu desajuste apresentando um propósito de colocar um ridículo a norma culta que não corresponde a realidade brasileira e sim à realidade Portuguesa.

4 comentários: